CPAP X BIPAP


Tanto o aparelho de CPAP quanto de BIPAP são eficazes no tratamento da AOS (apneia obstrutiva do sono), mas

Qual é a diferença entre eles, e quando cada um é especificamente indicado??

O CPAP (Continuos Positive Airway Pressure), impõe à via aérea do paciente uma pressão contínua durante todo ciclo respiratório, ou seja, tanto na expiração quanto na inspiração. Já o BIPAP (Binível Positive Airway Pressure) mantém dois níveis de pressão, a IPAP (pressão inspiratória) e a EPAP (pressão expiratória).

Mesmo de formas diferentes os dois equipamentos agem para manter a via aérea aberta em todo ciclo respiratório, não permitindo assim o colapso.

Nos pacientes com AOS, o BIPAP é comumente indicado para aqueles que necessitem de pressões terapêuticas muito altas, já que pode permitir uma melhor adaptação e conforto, principalmente pela diferença entre a IPAP e EPAP, o que facilita a expiração, diminuindo o esforço para exalar.

É também indicado em casos específicos de associação da AOS com doenças pulmonares, neuromusculares e cardíacas.

Quem indicará o melhor tratamento?

A indicação do melhor aparelho será realizada pelo médico especialista no sono, que avaliará o histórico clínico do paciente e o exame de polissonografia, e juntamente com a equipe de fisioterapeutas especialistas chegará ao melhor tratamento, de forma individualizada para cada paciente.




Comente







Posts Relacionados




Parceiros




Increva-se em nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades e promoções