Quais as causas do ronco? Bem Estar tira dúvidas


Quais as causas do ronco? Bem Estar tira dúvidas

Flacidez, álcool, obesidade e apneia são algumas das causas. Veja a lista completa

Quais as causas do ronco? O Bem Estar desta terça-feira (17) desvendou o mistério. O consultor e cardiologista Roberto Kalil falou sobre a ligação do ronco com problemas do coração. O pneumologista e médico do sono Geraldo Lorenzi explicou como ter um sono tranquilo e de qualidade.

O ronco é um barulho causado pela vibração dos tecidos da faringe quando o ar passa na região. Obesos, pessoas com idade avançada e mulheres que já passaram pela menopausa têm maiores chances de desenvolver o transtorno.

O Bem Estar listou algumas causas para o ronco:

  • Flacidez da musculatura: algumas pessoas podem roncar por causa da flacidez. Exercício de fonoaudiologia ajuda a fortalecer a região.
  • Álcool: quando ingerimos álcool a musculatura também relaxa.
  • Obesidade: peso extra no pescoço e na língua comprime a região da faringe e o ar tem dificuldade para passar.
  • Barriga para cima: dormir de barriga para cima favorece o ronco porque a língua cai para trás da garganta e diminui o espaço do ar
  • Obstrução nasal: quando existe a obstrução, a pessoa é obrigada a respirar pela boca.

Para tratar o ronco é preciso descobrir a causa.

Relógios e aplicativos ajudam a monitorar o seu sono e revelam o que seu corpo precisa para descansar melhor. O Bem Estar fez o teste com o vendedor Hugo de Aguiar. Ele baixou um aplicativo que monitora o sono. O celular precisa ficar perto do travesseiro para que o aplicativo funcione. Ele usa sensores que identificam os movimentos que a pessoa faz na cama quando está dormindo.

Os relógios monitoram o sono com mais precisão. O operador de empilhadeira Ericson Calixto Maia usa a tecnologia há três anos. Com isso, descobriu o que o corpo precisava. “Já identifiquei que meu corpo gosta de dormir de seis a sete horas. Se eu vejo que a hora de sono que ele me passou foi abaixo do que eu esperava, eu acabo dormindo mais cedo no outro dia.”

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono é a causa mais grave de ronco. É caracterizada por ronco alto e persistente na grande maioria das noites e sonolência excessiva durante o dia. Além de promover um sono de má qualidade, ela também impacta o coração.

Isso porque há queda da oxigenação do sangue, o que aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial. As quedas e retomadas súbitas da oxigenação do sangue diversas vezes ao longo da noite são os principais gatilhos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares: hipertensão, infarto do miocárdio, AVC e arritmia.

O tratamento mais comum é o uso do CPAP, aparelho que tem como principal objetivo ampliar o espaço para a passagem do ar entre o nariz e a entrada dos pulmões. Em casos mais graves, cirurgia é opção. Cuidados com a alimentação à noite, manter uma boa forma física e terapia para obstrução nasal também são indicados para uma boa respiração durante o sono.

https://g1.globo.com/bemestar/noticia/quais-as-causas-do-ronco.ghtml

 

 




Comente







Posts Relacionados




Parceiros




Increva-se em nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades e promoções